O Festival Paralímpico Loterias Caixa 2024 movimentou a manhã do último sábado (21) na quadra do IFTO de Gurupi.
O evento é nacional, promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), teve parcerias com a secretaria de educação (Seduc) junto com a Superintendência Regional de Gurupi (RSE) e reuniu escolas municipais, estaduais e escolas especiais da regional de Gurupi.
O objetivo é promover a inclusão social e a interação entre todos os participantes, destacando a importância do esporte como ferramenta de integração e desenvolvimento.
O festival proporcionou aos participantes uma vivência enriquecedora em três modalidades paralímpicas: Atletismo, Tênis de Mesa e Bocha paraolímpica, a quadra foi dividida em três estações, para que as modalidades ocorressem de forma simultânea.
Professores e instrutores auxiliaram os estudantes sem deficiência e com deficiências física e intelectual, com surdez ou autismo.
Muitos familiares acompanharam as disputas de perto.
No final do evento, todos os estudantes ganharam medalhas pela participação e um kit lanche.
Para o superintendente Regional de Gurupi, Antônio Carlos Pakalolo foi motivo de orgulho receber essa etapa do festival paraolímpico em Gurupi.
“Pra nós é motivo de muita honra e alegria, alunos de várias escolas da região sul do estado participaram onde tiveram todo o suporte.
“O festival vem como uma forma de incentivo para que esses alunos especiais, possam sim praticar esportes independente das suas limitações “disse Pakalolo.
O Professor de Educação Física Sakaiyama Leite, o evento é representativo para pessoas com e sem deficiência.
“O Festival Paraolímpico Loterias caixa, é muito importante para que crianças com deficiência que não têm a chance de praticar o esporte, também seja uma forma de incluir esses estudantes, com crianças sem deficiência na prática do esporte”, ressalta.
Matéria: Alice Dias
Deixe o Seu Comentário