Em novembro, o Clube de Leitura do Sesc Tocantins traz uma seleção de obras nacionais para debates em Palmas, Araguaína e Gurupi. “Água Viva” de Clarice Lispector, “A morte no bordado” de JJ Leandro e “O som do rugido da onça” de Micheliny Verunschk, são os livros do mês.
Os encontros são gratuitos, não sendo necessária a leitura prévia das obras.
Confira as datas por cidade e as sinopses de cada obra:
Gurupi
Água Viva, de Clarice Lispector
Data: 05 de novembro
Horário: 19h
Local: Biblioteca do Centro de Atividades de Gurupi
Sinopse: Este longo texto ficcional em forma de monólogo, foi lançado pela primeira vez em 1973, poucos anos antes da morte de Clarice que, nessa época, já havia se consagrado como um dos valores mais sólidos da nossa literatura, por seu estilo único e permanência da linguagem. Água viva é um desafio emocionante para quem lê. Traz uma linguagem que não se perde no tempo, ao contrário, é ricamente metafórica, onde coisas, ações e emoções do dia-a-dia se transformam em grandes digressões indagadoras sobre o sentido da existência e da vida.
Araguaína
A morte no bordado, de JJ Leandro
Data: 12 de novembro
Horário: 19h
Local: Biblioteca do Centro de Atividades de Araguaína – Anselmo da Silva Moraes
Sinopse: Vencedor do prêmio de ficção do concurso Maximiano da Mata, da Fundação Cultural do Tocantins, em A Morte no Bordado, a narrativa desenvolve-se na cidade fictícia de Itaoca. A história se passa nas primeiras décadas do século XX, numa região ainda não cortada por estradas, e começa com a chegada do casal Adamastor e Ricoleta, vindos da capital Belém. Ricoleta não esconde o desconforto e se recusa a qualquer forma de adaptação.
*Neste encontro, haverá a presença do autor JJ Leandro.
Palmas
O som do rugido da onça, Micheliny Verunschk
Data: 26 de novembro
Horário: 19h
Local: Biblioteca do Centro de Atividades Norte (502 Norte)
Sinopse: Neste romance repleto de lirismo, O som do rugido da onça retrata a história de duas crianças indígenas raptadas no Brasil do século XIX. Em 1817, Spix e Martius desembarcaram no Brasil com a missão de registrar suas impressões sobre o país. Três anos e 10 mil quilômetros depois, os exploradores voltaram a Munique trazendo consigo não apenas um extenso relato da viagem, mas também um menino e uma menina, ambos indígenas, que morreriam pouco tempo depois de chegar em solo europeu. Em formato de prosa, este livro trata de forma sensível temas como memória, colonialismo e pertencimento.
Clube de Leitura
O Clube de Leitura acontece mensalmente de forma gratuita nas cidades de Palmas, Araguaína e Gurupi. Com a proposta de levar ao debate obras de diversos autores, que abordam diferentes questões diferentes do nosso tempo, o projeto reúne pessoas e cria um ambiente de interação. Os encontros acontecem de maneira lúdica e estimulante nas bibliotecas das unidades. Se você gosta de leitura e de conversar sobre livros, essa atividade é para você!
Sobre o Sesc
O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada sem fins lucrativos administrada pela Fecomércio Tocantins, que é ligada a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Por meio do acesso à cultura, educação, saúde, esporte, lazer e assistência, são oferecidos serviços e ações que melhoram a qualidade de vida dos brasileiros através de suas mais de 580 unidades por todo o país.
Fonte: Ascom/ Sistema Fecomércio, Sesc e Senac Tocantins














Deixe o Seu Comentário