A Superintendência Regional de Educação de Gurupi (SRE) promoveu, nos dias 20 e 21 de junho, no Campus 2 da UnirG, a formação do Alfabetiza Mais Tocantins, que faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA)
A formação teve como objetivo capacitar 50 Diretores Escolares e 20 Formadores Municipais, de escolas da Rede Municipal que oferecem turmas de 1° e 2° ano do Ensino Fundamental.
O superintendente Regional de Gurupi, Antônio Carlos Pakalolo, frisou a relevância dessa formação.
“É um acordo que temos com o Governo do Tocantins, através da Secretaria da Educação, e o ministério da Educação do Alfabetiza Mais Tocantins”.
“Estamos trabalhando com os municípios, uma parceria muito importante com os prefeitos, com os secretários municipais da educação, especificamente com as nossas regionais, que são 17 municípios’’.
“Como o ensino fundamental é de responsabilidade dos municípios, o Governo do Estado está fornecendo todo o suporte técnico e pedagógico necessário para que os estudantes sejam alfabetizados no momento adequado, que é o segundo ano entre sete e oito anos de idade.”
Marília Medeiros (Formadora Regional de Gestão) e Liliane Oliveira (Formadora de Ensino Fundamental) conduziram todo o processo, refletindo sobre os resultados relacionados à Fluência Leitora de cada Município e, consequentemente, sobre estratégias e metodologias ativas que possam contribuir para o progresso da alfabetização em cada estabelecimento de ensino.
Nonato Rodrigues, o Secretário de Educação de Aliança do Tocantins, participou da abertura da Formação.
Ficamos contentes em ter participado dessa capacitação com nossos gestores, pois compreendemos que esse processo de aprimoramento irá beneficiar não somente as escolas da cidade de Aliança do Tocantins, mas também as de outras localidades.
Entendemos que as escolas serão mais fortes e que o processo de ensino e aprendizagem da alfabetização será melhorado.
Carla Martins, diretora da Escola Municipal Odair Lúcio, disse.
O Programa Compromisso Nacional da Criança Alfabeta (CNCA) tem contribuído significativamente para que possamos compreender a questão da fluência dos alunos, bem como as novas táticas de alfabetização.
“Para que possamos ter pelo menos 70% de êxito na leitura dos nossos alunos, precisamos dessas capacitações, para que possamos compreender e repassar para as escolas esse entendimento, e essas capacitações apresentam novas táticas”, disse.
Matéria: Alice Dias
Deixe o Seu Comentário