Por: Alice Dias/Redação – O Jalapão é o maior parque estadual do Tocantins, criado em 2001. A reserva ambiental fica no leste do estado, a 170 km de sua capital. A região é uma mistura de paisagens de cerrado com campos gerais cortados por rios, veredas, cachoeiras e fervedouros.
ONDE FICA O JALAPÃO
O Jalapão está localizado no extremo leste do estado do Tocantins, a cerca de 350 km de Palmas, nossa capital. Ele não é uma cidade, como alguns pensam. O Jalapão é uma região ampla, com cerca de 34 mil km² – sendo maior que o território de Sergipe e Alagoas! – e contempla o conjunto de cinco áreas de conservação, incluindo um parque estadual. Há vários municípios que estão englobados no Jalapão, entre eles: Mateiros, São Félix do Tocantins, Novo Acordo e Ponte Alta do Tocantins. Esses quatro locais são portas de entrada para os atrativos e base dos passeios.
COMO CHEGAR NO JALAPÃO
Palmas é a cidade mais próxima que recebe voos diretos de Brasília, São Paulo e Goiânia. Das demais cidades é preciso fazer uma conexão para chegar à capital. A partir de lá em direção à Ponte Alta do Tocantins (a principal porta de entrada para o Jalapão) são 195 km de estradas asfaltadas. A TO-050 leva até Porto Nacional e de lá, a TO-255 até Ponte Alta. Desse município em diante, só há estradas de terra – inclusive nos 162 km que separam Ponte Alta de Mateiros. Outra opção a partir de Palmas é ir para o município de Novo Acordo pela BR-010 e depois, pela TO-020. Já para ir até Mateiros, a principal base para a maioria dos atrativos, é a TO-255 a partir de Ponte Alta do Tocantins ou a TO-030 e a TO-255, a partir de Novo Acordo. Devido às estradas de terra com solo arenoso, no Jalapão só circulam veículos com tração 4X4 e não é indicado viajar sem guia, pois as estradas têm poucas placas e a maioria das atrações é de difícil acesso, além da densidade demográfica ser baixíssima (não chega a 1habitante/km²) e você dirige por horas sem ver ninguém pelo caminho para dar uma indicação.
A Pedra Furada é um ótimo exemplo de atração, que reúne os dois lados do ecoturismo. Enquanto o turista pode tirar belas fotos e apreciar a beleza natural dos grandes arcos de arenito, pode optar por ir até o topo, por uma trilha.
Cachoeira da Velha
Já a Cachoeira da Velha é considerada uma das principais atrações do Jalapão ecoturismo. Tem uma grande extensão e proporciona momentos de paz e reflexão para os turistas. Nesse local, não há como praticar o ecoturismo de aventura, mas só a observação das águas, da vegetação e dos animais que habitam no entorno da cachoeira já vale muito a visita!
Dunas do Jalapão
As dunas do Jalapão são uma atração turística à parte. A origem remonta a milhares de anos atrás, e, hoje, podem ser conhecidas pelos turistas, bem de pertinho. O ecoturismo nas dunas é intenso, em razão da bela paisagem que proporcionam e das caminhadas até o topo.
Fervedouros: Um fervedouro é uma atração natural do Jalapão, uma região do Brasil conhecida por suas paisagens exuberantes e suas águas cristalinas. Trata-se de uma piscina natural que parece ferver devido à pressão da água subterrânea que emerge do solo, formando um redemoinho no centro da piscina. O fervedouro é cercado por uma vegetação exuberante e a água é extremamente clara e cristalina, permitindo que se veja até o fundo. Por isso, é um lugar muito procurado por turistas e uma das principais atrações da região do Jalapão. Existem diversos fervedouros na região, cada um com suas particularidades e encantos. Alguns deles são mais conhecidos, como o Fervedouro do Soninho, o Fervedouro do Ceiça e o Fervedouro do Buritizinho. Em todos eles, é possível nadar na água transparente e apreciar a beleza da natureza ao redor. O mais famoso fervedouro, e o primeiro a ser descoberto, é o Fervedouro do Ceiça, com um poço de água transparente em meio a bananeiras, o cenário faz com que esse seja um dos lugares mais espetaculares do Jalapão.
Deixe o Seu Comentário